A décima edição do Treinamento em Levantamentos Hidrográficos,
promovido pelo Grupo de Pesquisa em Hidrografia (GPHIDRO), ocorreu no Rio de Janeiro entre 12 e 17 de maio. O evento abordou uma série de tópicos cruciais para o mapeamento submerso, incluindo marés, Análise Harmônica, Geodésia e Topografia costeira, Acústica Submarina, Controle Dimensional, comunicação de dados e redes, Ecobatímetros Multifeixe e Monofeixe, Sonares de Varredura Lateral, Perfiladores de Subfundo, Processamento de dados, entre outros. A adesão de profissionais de diversas localidades resultou no preenchimento de todas as vagas disponíveis, permitindo que o GPHIDRO ultrapassasse a marca de 380 alunos em dez edições. Esse feito não apenas ampliou o alcance do Grupo, como também o estabeleceu como referência no Brasil e fora dele, com participação de alunos de praticamente todos os estados brasileiros, além de países como México, Colômbia, Paraguai, Chile, Portugal, Peru e Espanha. Fundado em 2018 pelo prof. Italo Ferreira, o GPHIDRO desempenha um papel essencial na promoção e desenvolvimento das práticas hidrográficas no contexto acadêmico nacional e internacional. Ainda, por meio de treinamentos e consultorias, o Grupo tem contribuído significativamente para capacitação e aprimoramento na execução e fiscalização de levantamentos hidrográficos.
Período: 03/02/2025 a 08/02/2025
Horário: 08h às 18h (pausa para coffee-break e almoço)
Carga horária: 40 horas
Número de vagas: 30
Período: 12/05/2025 a 17/05/2025
Horário: 08h às 18h (pausa para coffee-break e almoço)
Carga horária: 40 horas
Número de vagas: 30
No dia 16 de outubro, o Almirante de Esquadra Elis Treidler Oberg apresentou a palestra O Transporte Marítimo e o Setor Portuário ante a Mudança Climática.
No dia 26 de setembro, foi realizada a 16ª edição do MARéTUDO, abordando o Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC) e a sua relevância para a definição das fronteiras da Amazônia Azul.
Este projeto é essencial para Garantir a soberania e a exploração sustentável dos recursos marinhos do Brasil. Para esta edição, contamos com a participação especial do CMG (RM1) Luiz Carlos Torres, que trouxe sua visão especializada sobre o LEPLAC e como ele influencia a política nacional, a economia e a preservação dos nossos oceanos.
O plano de levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC) é o programa de Governo instituído pelo Decreto nº 98.145, de 15 de setembro de 1989, com o propósito de estabelecer o limite exterior da nossa Plataforma Continental no seu enfoque jurídico, ou seja, determinar a área marítima, além das 200 milhas, na qual o Brasil exercerá direitos de soberania para a exploração e o aproveitamento dos recursos naturais do leito e subsolo marinho.".
25 a 27 de novembro de 2024
Contato: (21) 4141-8588
vendas@a2marinesolution.com
20 e 21 de junho de 2024
Rio de Janeiro – RJ
13 a 16 de agosto de 2024
Itajaí – SC